Warner Bros. Discovery concentra esforços em franquias icônicas

A Warner Bros. Discovery anunciou uma reestruturação em sua divisão de jogos, com foco em quatro de suas principais franquias: Harry Potter, Game of Thrones, DC e Mortal Kombat. A mudança reflete a estratégia da empresa de priorizar propriedades intelectuais com grande apelo comercial e reconhecimento global.

Mudanças na liderança e nova estrutura

Como parte da reestruturação, três executivos foram promovidos a vice-presidentes sêniores:

  • Yves Lachance (Warner Bros. Games Montréal) - supervisionará as equipes de desenvolvimento de jogos de "Harry Potter" e "Game of Thrones"

  • Shaun Himmerick (NetherRealm) - ficará responsável pelas equipes de "Mortal Kombat" e jogos da DC

  • Steven Flenory (Warner Bros. Games New York) - liderará tecnologia de publicação, atendimento ao cliente, garantia de qualidade e pesquisa com usuários

Os três reportarão diretamente a JB Perrette, CEO global de streaming e jogos da WBD. Em comunicado, Perrette destacou: "Nossa empresa abriga algumas das maiores franquias do mundo, e estamos otimizando nossa estrutura de equipe para desenvolver roteiros de franquias de longo prazo".

Contexto estratégico e planos futuros

Esta reestrutura ocorre em meio aos preparativos da empresa para uma divisão de seus negócios de redes lineares globais, estúdios e streaming em meados de 2026. A mudança segue a saída do ex-chefe de jogos David Haddad em janeiro.

O negócio de streaming e estúdios, que inclui Warner Bros. Games, tem a meta ambiciosa de gerar pelo menos US$ 1,3 bilhão em lucro até o final de 2025 e alcançar 150 milhões de assinantes de streaming até 2026. Enquanto isso, a divisão de estúdios mira um lucro anual de pelo menos US$ 3 bilhões.

Por outro lado, a divisão Global Networks manterá uma participação de 20% no negócio de estúdios e streaming, assumindo a maior parte da dívida bruta de aproximadamente US$ 37 bilhões da WBD.

Impacto nos estúdios de desenvolvimento e projetos em andamento

A nova estrutura organizacional já está causando reverberações nos estúdios internos da Warner Bros. Games. Fontes próximas à empresa indicam que projetos menores baseados em IPs menos conhecidos estão sendo reavaliados, com alguns potencialmente cancelados para realocar recursos para as franquias prioritárias. Isso inclui:

  • Um suposto jogo baseado no universo de The Matrix em desenvolvimento na WB Games Montréal

  • Vários títulos móveis experimentais que não se alinham com as quatro franquias principais

  • Projetos de jogos casuais baseados em propriedades da Cartoon Network

Por outro lado, a NetherRealm Studios parece estar em posição privilegiada, com relatos de que já está trabalhando no próximo título da série Mortal Kombat, possivelmente um Mortal Kombat 13, além de um novo jogo de luta baseado no universo da DC. Curiosamente, vazamentos recentes sugerem que este último pode trazer de volta o conceito de Injustice 3, mas com um escopo mais ambicioso.

O que esperar dos próximos lançamentos

Com a reestruturação, os fãs podem antecipar uma aceleração no desenvolvimento de jogos baseados nas franquias escolhidas. Alguns projetos já confirmados ou fortemente especulados incluem:

Harry Potter: Além do aguardado Hogwarts Legacy 2, rumores indicam que um jogo multiplayer online massivo (MMO) está em fase inicial de planejamento, potencialmente expandindo o universo além de Hogwarts para incluir outras escolas de magia.

Game of Thrones: Após o relativo sucesso de Game of Thrones: Tale of Crows, a WB parece estar investindo em um RPG de mundo aberto em grande escala, possivelmente ambientado durante a Rebelião de Robert ou em períodos históricos não explorados na série televisiva.

DC: Além do já mencionado jogo de luta, há especulações sobre um novo título do Batman da Rocksteady Studios, embora a empresa tenha permanecido em silêncio sobre seus projetos atuais desde o lançamento de Suicide Squad: Kill the Justice League.

Vale notar que a estratégia de focar em franquias estabelecidas não é exclusiva da Warner Bros. Discovery. Grandes publicadoras como Electronic Arts e Ubisoft também têm adotado abordagens semelhantes, priorizando IPs com reconhecimento global e potencial para transmedia. No entanto, críticos argumentam que essa tendência pode limitar a inovação e a diversidade na indústria de jogos.

Desafios financeiros e expectativas do mercado

A decisão da Warner Bros. Discovery ocorre em um momento particularmente desafiador para a indústria de jogos. Com custos de desenvolvimento disparando - alguns títulos AAA agora exigem orçamentos superiores a US$ 200 milhões - a aposta em franquias consolidadas parece uma jogada calculada para mitigar riscos.

Analistas projetam que a divisão de jogos precisará entregar pelo menos dois grandes sucessos comerciais nos próximos três anos para contribuir significativamente para as metas financeiras da empresa. Isso coloca pressão adicional em estúdios como a Avalanche Software (responsável por Hogwarts Legacy) e a NetherRealm, que terão que equilibrar prazos apertados com expectativas de qualidade cada vez maiores dos jogadores.

Internamente, há relatos de que a WB Games está considerando expandir suas parcerias com estúdios externos para lidar com a carga de trabalho. Isso poderia incluir colaborações semelhantes àquela com a Portkey Games para o universo de Harry Potter, permitindo que a Warner mantenha o controle criativo enquanto terceiriza parte do desenvolvimento.

Com informações do: The Wrap