OD de Kojima escapa dos cortes da Microsoft
Enquanto a indústria de games ainda sente os efeitos dos recentes cortes na Microsoft, que demitiu 9 mil funcionários - muitos deles da divisão Xbox - uma boa notícia surge para os fãs de Hideo Kojima. O misterioso projeto OD, anunciado há quase dois anos, não foi cancelado, segundo informações do Windows Central.
Você já parou para pensar por que alguns projetos sobrevivem a esses terremotos corporativos enquanto outros desaparecem? No caso de OD, parece que a reputação de Kojima e a natureza inovadora do jogo podem ter pesado a seu favor.
O que sabemos sobre OD até agora?
Embora detalhes concretos sejam escassos - afinal, é um projeto de Kojima - algumas informações interessantes já vazaram:
Será um jogo de terror que "explora o conceito de testar seu limite de medo"
Promete "confundir os limites entre jogos e filmes"
Contará com um elenco estelar incluindo Sophia Lillis (de "IT: A Coisa"), Hunter Schafer ("Euphoria") e Udo Kier
Curiosamente, enquanto jogos como Perfect Dark e Everwild foram cancelados, OD segue firme. Será que a parceria com um estúdio independente, mas renomado como a Kojima Productions, fez a diferença?
O cenário dos exclusivos da Xbox
Os cortes na Microsoft afetaram profundamente o catálogo de exclusivos da Xbox. Projetos "second party" (desenvolvidos por estúdios externos com financiamento da Microsoft) foram particularmente atingidos. Mas OD parece ser a exceção que confirma a regra.
O que isso nos diz sobre a estratégia da Xbox? Talvez estejam priorizando parcerias com criadores estabelecidos e projetos com forte identidade criativa. Kojima, afinal, é um dos poucos diretores de jogos que é uma marca por si só.
O mistério por trás da sobrevivência de OD
Analisando mais profundamente, a resiliência de OD diante dos cortes da Microsoft pode revelar muito sobre as prioridades atuais da Xbox. Enquanto projetos internos sofrem, parcerias estratégicas com figuras como Kojima parecem receber proteção especial. Afinal, o diretor japonês não é apenas um criador de jogos - é um ícone cultural cujos projetos geram imediata atenção midiática.
Fontes próximas à Microsoft sugerem que a empresa vê em OD uma oportunidade de:
Recuperar prestígio artístico após críticas à falta de inovação em alguns exclusivos
Atrair um público mais diversificado, além dos tradicionais fãs de shooters
Testar novas tecnologias, possivelmente vinculadas ao cloud gaming ou realidade mista
Rumores indicam que o jogo pode estar utilizando a engine Unreal Engine 5 de formas inéditas, talvez integrando tecnologias de captura facial avançada que justifiquem a presença de atores renomados. Será que OD poderia ser o primeiro "filme interativo" verdadeiramente convincente?
O timing estratégico do projeto
Outro fator crucial: OD foi anunciado no período em que a Microsoft buscava aprovação para a aquisição da Activision Blizzard. Ter Kojima como parceiro dava à Xbox um argumento de valor cultural durante as investigações antitruste. Agora, com a compra concluída, será que o projeto mantém a mesma importância estratégica?
Curiosamente, o silêncio prolongado sobre OD - típico dos projetos de Kojima - pode ter trabalhado a seu favor. Sem hype excessivo prematuro, o jogo evitou criar expectativas irreais que poderiam tê-lo tornado alvo fácil para cortes. Afinal, como justificar cancelar algo que nunca prometeu prazos concretos?
Enquanto isso, a Kojima Productions continua recrutando talentos especializados em "cutscenes cinematográficas" e "narrativa experimental", sugerindo que a visão original para OD permanece intacta. O estúdio parece estar investindo pesado na intersecção entre jogos e outras mídias - uma aposta arriscada, mas que pode redefinir expectativas para o medium.
Com informações do: O Vício