Bungie admite uso de arte sem autorização em jogo
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A Bungie, desenvolvedora conhecida por franquias como Destiny, admitiu publicamente que artwork de um artista externo foi utilizado sem permissão em seu próximo jogo, Marathon.
O caso veio à tona após testes alpha do jogo, quando o artista Fern Hook identificou seus designs sendo usados nos ambientes do game. "Os ambientes do alpha estão cobertos com assets copiados de posters que criei em 2017", escreveu Hook nas redes sociais.
A resposta da Bungie
Através de sua conta oficial do Marathon, a Bungie respondeu que investigou imediatamente as alegações e confirmou que um ex-artista da empresa havia utilizado os designs sem autorização.
"Nossa equipe atual de arte não estava ciente deste problema", afirmou a desenvolvedora. "Levamos questões como esta muito a sério e já entramos em contato com o artista para resolver a situação."
A empresa ainda destacou que possui políticas contra plágio e que está implementando verificações mais rigorosas para documentar todas as contribuições artísticas.
Histórico de problemas similares
Esta não é a primeira vez que a Bungie enfrenta acusações de uso não autorizado de artwork. Jogadores e artistas já apontaram similaridades entre designs de Destiny 2 e trabalhos independentes:
Em 2023, um artista notou semelhanças entre sua obra e uma cutscene do jogo
Em 2024, outro criador identificou traços idênticos em uma arma do game
Hook, o artista envolvido no caso atual, expressou frustração com a situação: "Em 10 anos nunca tive uma renda consistente com este trabalho, enquanto designers de grandes empresas usam meus designs sem compensação."
O reboot de Marathon está programado para lançamento em 23 de setembro para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S. O jogo promete trazer de volta a franquia clássica de tiro em primeira pessoa da Bungie com gráficos modernos e mecânicas atualizadas.
Impacto na comunidade artística
O caso reacendeu discussões sobre o tratamento de artistas independentes pela indústria de jogos. Muitos profissionais da área compartilharam experiências similares nas redes sociais, usando a hashtag #CreditArtists:
Um designer de personagens relatou que seu estilo foi copiado por um estúdio AAA sem reconhecimento
Uma ilustradora mostrou como seu conceito de cenário apareceu quase idêntico em um jogo mobile
Vários artistas destacaram a dificuldade em provar plágio devido aos altos custos de ações judiciais
"Grandes estúdios têm equipes jurídicas inteiras para lidar com esses casos, enquanto artistas independentes mal conseguem pagar um advogado por uma consulta", comentou Rafael Menezes, advogado especializado em propriedade intelectual, em entrevista ao GamesIndustry.biz.
Como a indústria pode melhorar
Especialistas sugerem medidas que poderiam prevenir situações como esta:
Banco de referências documentado: Manter registros de todas as inspirações e fontes usadas no desenvolvimento
Treinamento contínuo: Workshops sobre direitos autorais para equipes criativas
Parcerias formais: Contratos claros ao trabalhar com freelancers ou usar artes de terceiros
Sistemas de denúncia: Canais acessíveis para artistas reportarem possíveis violações
Alguns estúdios já adotam práticas exemplares. A CD Projekt Red, por exemplo, mantém um arquivo público com créditos detalhados de todos os colaboradores externos em seus jogos, como mostrado em seu site oficial.
O que esperar do Marathon
Enquanto isso, a Bungie enfrenta o desafio de reparar a relação com a comunidade criativa enquanto prepara o lançamento do Marathon. Detalhes internos obtidos pelo Bloomberg sugerem que a empresa está revisando todos os assets do jogo:
Substituição dos elementos problemáticos identificados
Auditoria completa da pipeline de arte
Novos protocolos para aprovação de conceitos visuais
O incidente também levantou questões sobre como a pressão por prazos apertados na indústria pode levar a práticas questionáveis. "Quando você tem que entregar um jogo enorme em pouco tempo, às vezes as verificações de qualidade caem no esquecimento", revelou um ex-funcionário da Bungie que preferiu permanecer anônimo.
Com informações do: Eurogamer