CD Projekt Red e Epic Games elevam produção de The Witcher 4

O aguardado The Witcher 4 está ganhando forma em ritmo acelerado, segundo revelações recentes da CD Projekt Red em parceria com a Epic Games. Os desenvolvedores afirmam que o uso da Unreal Engine 5 está permitindo avanços significativos na criação de mundos abertos, embora o lançamento ainda esteja previsto apenas para 2027.

O que sabemos sobre os avanços técnicos

A equipe de desenvolvimento compartilhou que a migração para a Unreal Engine trouxe benefícios inesperados:

  • Renderização de ambientes mais densos e realistas

  • Sistemas de iluminação global revolucionários

  • Ferramentas que aceleram a criação de conteúdo

"Estamos empurrando os limites do que é possível em jogos de mundo aberto", comentou um representante da CD Projekt Red em entrevista ao site especializado.

Epic interview

Wyeth Johnson (à direita), da Epic, afirma que a capacidade do Unreal 5.6 para o desenvolvimento de jogos em mundo aberto é significativamente maior. (Crédito da imagem: Future)

Os desafios da transição de engine

A mudança da REDengine para a Unreal Engine 5 não foi simples. Desenvolvedores relataram meses de adaptação e reconstrução de sistemas básicos. Mas os resultados começam a justificar o esforço - testes internos mostram cenários com até 5 vezes mais detalhes que o jogo anterior da franquia.

E você, está disposto a esperar até 2027 por um salto tecnológico dessa magnitude? A indústria certamente ficará de olho nesse projeto que promete redefinir padrões.

Como a Unreal Engine 5 está moldando o futuro da franquia

A parceria entre CD Projekt Red e Epic Games vai além de uma simples licença de engine. As equipes estão colaborando no desenvolvimento de novas tecnologias específicas para RPGs de mundo aberto. Um insider revelou que estão sendo testados sistemas de Nanite adaptados para personagens, permitindo níveis inéditos de detalhes em modelos 3D sem comprometer o desempenho.

Unreal 5.6

A dinâmica de fluidos pré-preparada permitirá água realista sem impacto na taxa de quadros. (Crédito da imagem: CD Projekt Red)

"Quando vimos pela primeira vez o Lumen funcionando com nossos assets, foi como olhar para o futuro", compartilhou um artista ambiental que trabalha no projeto. A tecnologia de iluminação dinâmica está sendo especialmente aprimorada para lidar com os cenários variados do universo de The Witcher - desde florestas densas até cidades movimentadas.

Lições aprendidas com Cyberpunk 2077

O lançamento problemático de Cyberpunk 2077 parece ter servido como valiosa lição para a CD Projekt Red. Fontes internas indicam que a empresa está adotando uma abordagem radicalmente diferente com The Witcher 4:

  • Testes alfa começaram 18 meses mais cedo que no projeto anterior

  • Estúdios terceirizados estão sendo envolvidos desde as fases iniciais

  • Meta de desempenho estabelecida para hardware de 5 anos atrás

Curiosamente, muitos dos engenheiros que trabalharam na otimização pós-lançamento de Cyberpunk 2077 foram realocados para o time da Unreal Engine. "Eles trouxeram um conhecimento prático sobre o que realmente importa para os jogadores", explicou um gerente de projeto.

O que esperar do próximo capítulo da saga

Embora detalhes narrativos permaneçam sob sigilo, vazamentos controlados sugerem que The Witcher 4 marcará uma nova direção para a franquia. Rumores apontam para:

  • Um mapa significativamente maior que o de The Witcher 3

  • Sistemas de escolha com consequências mais profundas e duradouras

  • Mecânicas de combate completamente redesenhadas

A Epic Games, por sua vez, está usando essa colaboração como caso de estudo para futuras melhorias na Unreal Engine. "Estamos aprendendo tanto com a CD Projekt Red quanto eles estão aprendendo conosco", admitiu um engenheiro da Epic em um fórum fechado para desenvolvedores.

Com informações do: PC Gamer