Nintendo Switch 2 amplia opções de controle com suporte a mouse USB
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Além do já conhecido sensor de mouse nos Joy-Cons do Nintendo Switch 2, descobrimos agora que o novo sistema da Nintendo também será compatível com mouses USB convencionais.
A revelação veio através de um vídeo da Koei Tecmo, com detalhes transcritos pelo VGC. Michi Ryu, produtor de Nobunaga's Ambition: Awakening Complete Edition, demonstrou como um mouse pode ser usado no novo console, mostrando tanto o recurso embutido nos controles quanto a conexão via USB.
Como funcionará o suporte a mouse no Switch 2?
"A funcionalidade é a mesma da versão já lançada no Steam, permitindo operações de clique esquerdo, direito e rolagem", explicou Ryu enquanto movia o analógico do Joy-Con para cima e para baixo, simulando o movimento de rolagem de um mouse. Ele também ilustrou como o Joy-Con 2 esquerdo pode ser usado simultaneamente para acessar atalhos.
O mais interessante foi quando Ryu demonstrou a mesma funcionalidade usando um mouse USB convencional, mantendo os atalhos do Joy-Con 2 esquerdo. A cada mudança de dispositivo de entrada, uma mensagem na tela confirmava a alteração.
Outros recursos de acessibilidade
O Switch 2 vem com vários recursos pensados na acessibilidade. O GameChat incluirá texto-para-voz e legendas em tempo real. A Nintendo também poderá gravar vídeos e chats de voz armazenados no console por tempo limitado (com consentimento do usuário), como parte de seu sistema de denúncias para manter um "ambiente online seguro e familiar".
Para quem planeja usar o GameChat, será necessário registrar um número de telefone. O Nintendo Switch 2 será lançado mundialmente em 5 de junho. Mais detalhes técnicos podem ser encontrados no guia de especificações do console.
Implicações para jogos e desenvolvedores
A adição do suporte nativo a mouse USB no Switch 2 abre novas possibilidades para gêneros que tradicionalmente dependem desse tipo de controle. Jogos de estratégia em tempo real, FPSs e até mesmo alguns RPGs podem se beneficiar significativamente dessa funcionalidade. Imagine jogar Civilization ou XCOM com a precisão de um mouse - essa pode ser uma realidade em breve.
Desenvolvedores terão que considerar como implementar essa opção em seus jogos. Será interessante observar se a Nintendo fornecerá ferramentas específicas na SDK para facilitar a integração ou se deixará a critério de cada estúdio criar suas próprias soluções.
Comparação com a concorrência
Enquanto o PlayStation 5 e Xbox Series X/S oferecem suporte limitado a mouse e teclado em alguns jogos, o Switch 2 parece estar indo além ao integrar essa funcionalidade no nível do sistema. Isso poderia dar à Nintendo uma vantagem única no mercado, especialmente considerando seu histórico com jogos casuais que agora podem atrair um público mais hardcore.
Curiosamente, o suporte a mouse via USB pode tornar o Switch 2 uma opção mais viável para jogos de PC portáteis do que seus concorrentes. Já pensou em jogar Valorant ou League of Legends em um console Nintendo? Essa possibilidade parece menos distante agora.
Possíveis limitações e desafios
Apesar do entusiasmo, há questões práticas a considerar. Como será a experiência de usar um mouse em um console projetado principalmente para jogos portáteis? A Nintendo planeja oferecer suporte a superfícies de mouse portáteis ou espera que os jogadores usem o console apenas no modo docked?
Outro ponto é a latência. Mouses sem fio Bluetooth podem oferecer desempenho diferente dos modelos USB com fio. Será que a Nintendo implementará algum tipo de otimização para garantir que a experiência seja consistente independente do tipo de mouse utilizado?
O futuro dos controles da Nintendo
Esta movimentação sugere que a Nintendo está repensando sua abordagem tradicional de controles. Depois de revolucionar o mercado com motion controls no Wii e controles híbridos no Switch original, a empresa parece estar abraçando a diversidade de opções de entrada.
Resta saber se veremos periféricos oficiais da Nintendo projetados especificamente para aproveitar essa funcionalidade. Um mouse ergonômico com a estética característica da marca, talvez? Ou até mesmo um dock especializado com espaço para mouse e teclado?
Com informações do: Eurogamer