Por que a grande revelação de 'The Last of Us' aconteceu tão cedo?

Joel finalmente teve que explicar suas ações em The Last of Us.

De certa forma, o episódio desta semana de The Last of Us revelou o final do jogo. Ele trouxe uma cena crucial entre Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey) que originalmente aparecia no final de The Last of Us Part II e a colocou no meio da história. E, embora você possa pensar que uma decisão tão importante teria sido um grande desafio, os responsáveis afirmam que foi mais fácil do que esperavam.

A mudança que surpreendeu os fãs

No sexto episódio da segunda temporada, intitulado "O Preço", vimos o momento em que Joel finalmente conta a Ellie a verdade sobre o que aconteceu no final da primeira temporada. Ele matou um hospital inteiro de pessoas que provavelmente poderiam ter criado uma cura para o surto viral apocalíptico, apenas para que Ellie não precisasse morrer. E então ele mentiu sobre isso. Essa mentira paira sobre toda a história do segundo jogo e desta temporada da série — mas, enquanto essa conversa acontece no final do jogo, na série ela foi mostrada muito antes.

Em entrevista à Variety, Neil Druckmann, criador do jogo e diretor do episódio seis, explicou que adiantar a cena não foi uma decisão difícil de tomar.

O motivo por trás da decisão

"Quando estávamos fazendo o jogo, eu sabia que aquela cena deveria existir. Eu não sabia onde colocá-la. Isso valia para todos os flashbacks. Mesmo tarde na produção do jogo, estávamos movendo esses flashbacks", disse Druckmann. "Ao discutir isso com Craig [Mazin, co-criador da série], foi a primeira vez que realmente pensei no tempo entre as temporadas. Muito da escrita é sobre preparação e resolução, e teríamos preparado certas coisas que seriam resolvidas anos depois. Isso parecia muito tempo, especialmente porque esta temporada se concentra tanto na jornada de Ellie e nessa verdade emocional: o que ela sabia? O que ela não sabia? Esperar anos adicionais até a terceira temporada — ou talvez até a quarta, dependendo de onde todos os eventos se encaixarem e de quantas temporadas teremos — foi fácil de convencer por Craig que seria muito tempo."

Sim, vamos reconhecer que Druckmann acabou de sugerir que a terceira temporada de The Last of Us pode não ser o fim. Acreditamos que será, mas isso é algo que ele disse.

Adicionando mais contexto à decisão, a Collider conversou com Halley Gross, que co-escreveu The Last of Us Part II e também "O Preço". Gross falou não apenas sobre a decisão de adiantar a conversa entre Joel e Ellie, mas também sobre como isso eliminou uma cena inteira do jogo em que Ellie viaja para Salt Lake City e descobre a verdade por conta própria.

"Quando você está falando de TV, temos que condensar temas. Temos que pensar em cenários. Temos que pensar no progresso de Ellie e Joel não em um jogo de 24 horas, mas em um episódio de 55 minutos", disse Gross. "Havia uma oportunidade de abordar ambas as notas ao mesmo tempo por causa desse momento com Eugene, porque Eugene estava nos dando a confirmação que aquela cena do hospital originalmente pretendia dar. Então, uma vez que Ellie sabe da mesma forma que sabia quando visitou St. Mary's, a questão passa a ser: como você vai seguir em frente com essa informação?"

Druckmann confirmou que foi a criação da cena em que Joel mata Eugene, que não está no jogo, que os permitiu pular a viagem extra a Salt Lake City e fazer desse o momento em que Ellie tem certeza do que Joel fez.

"Queríamos que neste episódio Ellie descobrisse definitivamente que Joel mentiu", disse Druckmann. "No jogo, fizemos de uma maneira muito diferente, onde ela viajou de volta ao hospital e encontrou documentação. Parecia que estaríamos esticando a realidade do mundo e o quão perigoso ele é na série em comparação com o jogo. Mas também, olhar para documentos e explorar aquele espaço, não sei se isso faz um drama tão cativante para uma série de TV. O motor da série é um pouco diferente do motor de uma experiência interativa. Isso acabou levando a toda a sequência de Eugene."

Agora, com a segunda temporada de The Last of Us alterando alguns dos desfechos emocionais do final de The Last of Us Part II, isso significa que Druckmann e Mazin precisam repensar exatamente como a série vai terminar? "Isso mesmo", ele admitiu relutantemente à Variety.

Os primeiros seis episódios da segunda temporada de The Last of Us já estão no HBO Max. O final da temporada vai ao ar no domingo.

Como a mudança afeta a dinâmica entre Joel e Ellie

A decisão de adiantar a revelação da verdade não apenas alterou a estrutura da narrativa, mas também transformou a dinâmica entre Joel e Ellie de maneiras sutis. No jogo, a tensão entre os dois personagens é construída lentamente, com Ellie suspeitando cada vez mais de Joel ao longo da história. Na série, essa tensão explode muito mais cedo, o que permite explorar as consequências emocionais dessa revelação de forma mais prolongada.

"A série nos deu a oportunidade de ver Ellie processando essa informação em tempo real, em vez de apenas no clímax da história", explicou Gross. "Isso nos permitiu mergulhar mais fundo na psicologia dela — a raiva, a traição, mas também o amor que ainda sente por Joel. São camadas que o formato televisivo consegue explorar com mais nuance."

O impacto nas adaptações futuras

Com a série tomando rumos diferentes do jogo, fica a questão: como isso afetará a adaptação do restante de The Last of Us Part II? Druckmann sugeriu que algumas cenas icônicas podem ser reposicionadas ou até mesmo cortadas, enquanto novas cenas — como a morte de Eugene — podem se tornar pontos centrais da narrativa.

"Estamos reavaliando tudo", admitiu Druckmann. "Algumas coisas que funcionaram perfeitamente no jogo não fazem o mesmo sentido na série, especialmente depois das mudanças que já fizemos. Mas a essência da história — os temas de amor, perda e vingança — permanece intacta."

Um exemplo concreto dessa reavaliação é o famoso confronto entre Ellie e Abby. No jogo, esse momento é carregado de significado emocional precisamente porque Ellie descobre a verdade sobre Joel pouco antes. Agora, com essa revelação acontecendo muito antes, a série precisará encontrar uma nova maneira de construir a tensão até esse confronto.

A reação dos fãs e o futuro da série

Nas redes sociais, os fãs estão divididos. Alguns elogiam a coragem da produção em se afastar do material original, enquanto outros temem que as mudanças possam diluir o impacto emocional da história. "É sempre um risco adaptar algo tão querido", comentou Mazin em uma entrevista não relacionada. "Mas acreditamos que essas mudanças servem à história que estamos contando na TV, não apenas replicando o jogo."

E quanto ao futuro? Com Druckmann sugerindo que a série pode precisar de mais temporadas do que o planejado originalmente para cobrir todo o arco de The Last of Us Part II, parece que os fãs podem esperar ainda mais surpresas no caminho. "Estamos descobrindo a melhor forma de contar essa história à medida que avançamos", disse Druckmann. "O que posso prometer é que, não importa as mudanças, estamos comprometidos em manter o coração e a alma do que fez esses personagens e essa história tão especiais."

Enquanto isso, os espectadores podem especular sobre como a série abordará outros momentos marcantes do jogo. Será que o destino de Joel será o mesmo? Como a série lidará com a perspectiva de Abby, que no jogo se torna uma protagonista igualmente importante? Essas são perguntas que só serão respondidas com o tempo — e que certamente manterão os fãs debatendo até o final da temporada e além.

Com informações do: gizmodo