Novos detalhes emergem sobre o jogo que nunca viu a luz do dia
Um vídeo recente do canal Spidey Santa trouxe à tona informações até então desconhecidas sobre o ambicioso Ultimate Spider-Man 2, sequência direta dos jogos Ultimate Spider-Man e Spider-Man: Battle for New York. O projeto, que prometia expandir o universo do Homem-Aranha nos games, acabou sendo cancelado pela Activision - mas agora, anos depois, descobrimos o que poderia ter sido.
Imagine só: um jogo onde você não apenas controlaria Peter Parker, mas também teria a chance de assumir o papel do Duende Verde. Parece interessante? Pois essa era apenas uma das muitas surpresas que o jogo reservava.
O que poderia ter sido: enredo e personagens revelados
Desenvolvido pela Treyarch, o mesmo estúdio por trás de vários títulos da franquia Call of Duty, o jogo seguiria a emocionante história da HQ "A Morte de Peter Parker". Essa narrativa, como muitos fãs sabem, pavimentou o caminho para Miles Morales assumir o manto do Homem-Aranha no universo Ultimate.
Além do já mencionado Duende Verde como personagem jogável, o elenco de personagens prometia ser diversificado:
Wolverine faria seu retorno após aparecer no primeiro jogo
Doutor Destino teria uma participação especial
Demolidor se uniria ao Homem-Aranha contra o Tentáculo
Kitty Pryde atuaria como aliada de Peter Parker
Curiosamente, o cancelamento do jogo foi atribuído ao desempenho comercial abaixo do esperado do primeiro título. Uma decisão que, em retrospecto, parece um tanto precipitada - especialmente considerando o sucesso que os jogos do Homem-Aranha alcançaram nos anos seguintes.
Por que esses detalhes importam agora?
Na era dos remakes e remasters, onde franquias clássicas são constantemente revisitadas, essas revelações ganham um novo significado. Será que algum dia veremos esses conceitos sendo retomados? A indústria dos games tem nos mostrado que nada está realmente perdido - ideias abandonadas muitas vezes ressurgem de formas inesperadas.
O vídeo completo com todas as informações pode ser conferido abaixo:
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Fonte: Spidey-Santa
Mecânicas inovadoras que poderiam revolucionar os jogos do Homem-Aranha
O que mais impressiona nas revelações sobre Ultimate Spider-Man 2 são as mecânicas de jogo planejadas. A Treyarch parecia determinada a superar tudo o que havia sido feito até então na franquia. Um dos sistemas mais ambiciosos seria o "Dual Hero", permitindo alternar entre Peter Parker e o Duende Verde em tempo real - cada um com habilidades únicas e narrativas entrelaçadas.
Imagine a complexidade moral de controlar o Duende Verde, sabendo que cada ação sua como vilão afetaria diretamente a vida de Peter Parker. Essa dinâmica lembra um pouco o sistema de karma de Infamous, mas com camadas adicionais de profundidade narrativa.
O sistema de escolhas que poderia ter mudado tudo
Fontes internas sugerem que o jogo implementaria um sistema de decisões morais com consequências a longo prazo. Algumas das escolhas propostas incluíam:
Salvar civis ou perseguir vilões - afetando a relação com a polícia de Nova York
Revelar ou não sua identidade para aliados como Kitty Pryde
Usar métodos violentos como o Duende Verde, arriscando desencadear o lado negro de Peter
O que teria acontecido se esse sistema tivesse sido implementado em 2007? Será que teríamos visto os jogos de super-heróis evoluírem mais rapidamente? É fascinante - e um pouco frustrante - pensar nesses "e se" da indústria dos games.
O legado do cancelamento e o que poderia ter sido diferente
Analisando em retrospecto, o cancelamento de Ultimate Spider-Man 2 pode ter sido um dos maiores erros estratégicos da Activision na época. O jogo estava sendo desenvolvido justamente quando os super-heróis começavam a dominar as bilheterias do cinema, com o MCU dando seus primeiros passos.
Curiosamente, muitas das ideias abandonadas neste projeto ressurgiram anos depois em outros jogos. O sistema de alternância entre personagens, por exemplo, lembra muito o que vimos em Marvel's Spider-Man: Miles Morales. E a narrativa sobre a passagem do manto para Miles Morales? Bem, todos sabemos como isso se tornou relevante mais tarde.
O designer chefe do projeto, em entrevista não autorizada ao Spidey Santa, revelou que o jogo já estava cerca de 40% completo quando foi cancelado. Entre os elementos já implementados estavam:
Todo o sistema de movimentação do Homem-Aranha, refinado do primeiro jogo
Três grandes setpieces de ação envolvendo Wolverine e Doutor Destino
O sistema de combate do Duende Verde, incluindo seu planador e bombas
Partes significativas do mapa de Nova York, expandido em 60% em relação ao primeiro jogo
E você, como fã, o que acha que teria sido o impacto desse jogo se ele tivesse sido lançado? Teríamos uma franquia diferente de jogos do Homem-Aranha hoje? As possibilidades são infinitas quando pensamos em como um único cancelamento pode ter alterado o curso da história dos games de super-heróis.
Com informações do: O Vício