Uma mudança histórica no Minecraft

No universo do Minecraft, as selas eram como uma tecnologia antiga cuja receita havia se perdido no tempo. Ninguém sabia como fabricá-las. Mas isso está prestes a mudar com a adição de selas fabricáveis no próximo Summer Drop 2025 do Minecraft. A novidade já pode ser testada nas versões experimentais (Java snapshot e beta/preview do Bedrock). Uma simples receita com três couros e uma barra de ferro está inaugurando uma nova era de montarias mais acessíveis.

Receita de sela no Minecraft

A longa jornada das selas no Minecraft

A história das selas no Minecraft remonta a 2010, quando foram introduzidas como meio para montar porcos. Com o tempo, seu uso se expandiu para cavalos, burros, mulas, striders e camelos. Mas enquanto a demanda por selas aumentava, sua disponibilidade continuava limitada. Jogadores em busca do companheiro equestre perfeito dependiam da sorte.

Para conseguir uma sela, os jogadores precisavam:

  • Encontrar em baús de masmorras

  • Pescar em corpos d'água

  • Obter de mobs raros

  • Negociar com aldeões

Em algumas partidas, isso podia levar minutos se houvesse sorte. Em outras, tornava-se um processo frustrante e repetitivo. O que sempre pareceu contraditório: as selas são mais úteis no início e meio do jogo, justamente quando são mais difíceis de conseguir.

Por que essa mudança importa?

Viajar montado não consome fome e facilita a navegação pelo mundo, especialmente em terrenos irregulares. Além disso, quem não gosta da ideia de ter um cavalo majestoso com armadura de diamante estável em sua base?

A nova receita simples, combinada com a possibilidade de remover selas de montarias sem inventário (como porcos) usando tesouras, promete popularizar ainda mais o uso de montarias no jogo. Será que veremos mais jogadores explorando o mundo a cavalo agora que as selas estão ao alcance de todos?

Impacto no equilíbrio do jogo e na comunidade

A introdução de selas fabricáveis promete alterar significativamente a economia do Minecraft. Antes, jogadores experientes acumulavam selas em mundos antigos, enquanto novatos lutavam para conseguir sua primeira montaria. Agora, a acessibilidade pode nivelar esse desequilíbrio. Mas será que isso tornará as selas muito comuns? Alguns jogadores já expressam preocupação sobre a possível desvalorização de um item que antes era considerado precioso.

Curiosamente, a mudança também afeta estratégias de speedrunning. Rotas que dependiam da localização de masmorras ou aldeões podem ser simplificadas drasticamente. Imagine poder criar sua primeira sela logo após conseguir um forno e alguns bois - isso muda completamente a progressão inicial do jogo.

Minecraft crafting menu showing the three leather and one iron ingot recipe pattern for crafting saddles.

O que mais poderia ser "desbloqueado" no Minecraft?

Essa mudança histórica levanta uma questão interessante: quais outros itens "não fabricáveis" poderiam receber receitas no futuro? A equipe do Mojang claramente está reconsiderando alguns dos designs mais antigos do jogo. Itens como a corrente ou a concha de nautilus, atualmente obtidos apenas através de pilhagem ou comércio, poderiam ser os próximos na lista.

Alguns jogadores especulam que isso pode ser parte de uma tendência maior de tornar o Minecraft menos dependente da geração procedural e mais baseado em sistemas previsíveis. Afinal, qual é o sentido de ter um jogo sobre criação se você não pode criar alguns dos itens mais úteis?

Outros itens que poderiam beneficiar-se de receitas incluem:

  • Ovos de tartaruga (atualmente só obtidos com tartarugas adultas)

  • Discos de música (exceto os encontrados em masmorras)

  • Algumas poções específicas

  • Itens decorativos raros como cabeças de mob

Reações mistas da comunidade

Como qualquer mudança significativa no Minecraft, a adição de selas fabricáveis dividiu opiniões. Enquanto muitos comemoram a qualidade de vida melhorada, puristas argumentam que isso remove parte do desafio e da magia de encontrar itens raros. Alguns criadores de conteúdo já expressaram preocupação sobre como isso afetará seus tutoriais e guias estabelecidos.

Nas palavras de um jogador veterano: "Parte da emoção do Minecraft sempre foi a caça aos tesouros. Encontrar sua primeira sela em um baú esquecido era um momento mágico. Agora será apenas mais um item na lista de craft." Por outro lado, jogadores casuais parecem unanimemente satisfeitos com a mudança, que elimina uma fonte comum de frustração.

E você? Acha que essa mudança preserva o espírito do Minecraft ou remove parte de seu charme antigo? A equipe de desenvolvimento parece estar caminhando para um meio-termo - mantendo as selas como saque em baús, mas dando aos jogadores uma alternativa confiável.

Com informações do: Polygon