Microsoft teria interrompido desenvolvimento de Xbox portátil
O ex-presidente da Blizzard, Mike Ybarra, expressou ceticismo sobre os rumores de que a Microsoft estaria desenvolvendo um console Xbox portátil. Em declarações recentes, Ybarra afirmou que "isso não faz sentido" e que a empresa teria outras prioridades mais urgentes no momento.

(Image via the Academy of Interactive Arts and Sciences)
Segundo reportagem do Windows Central, a Microsoft estaria focando seus esforços em melhorar o desempenho dos jogos no Windows 11, em vez de investir em hardware portátil. Fontes próximas ao assunto indicam que a companhia teria interrompido o desenvolvimento de um possível console portátil Xbox.
Prioridades estratégicas da Microsoft
Analistas apontam que a Microsoft tem concentrado seus recursos em três frentes principais:
Expansão do Xbox Game Pass e serviços em nuvem
Otimização da experiência de jogos no PC com Windows 11
Consolidação dos consoles Xbox Series X|S
Ybarra, que trabalhou na Microsoft por quase 20 anos antes de assumir a presidência da Blizzard, argumenta que a empresa já possui soluções eficientes para jogos portáteis através do xCloud e do Game Pass, tornando desnecessário um hardware dedicado.
O mercado de consoles portáteis
Enquanto a Nintendo domina o segmento com o Switch, e a Valve encontrou sucesso com o Steam Deck, a entrada da Microsoft nesse mercado seria arriscada. O desenvolvimento de hardware requer investimentos massivos e enfrentaria a concorrência estabelecida.
Além disso, a estratégia atual da Microsoft parece privilegiar a acessibilidade através de múltiplos dispositivos, em vez de criar novos. Com o xCloud, jogadores podem acessar títulos do Xbox em smartphones, tablets e até smart TVs, sem necessidade de hardware específico.
Desafios técnicos e estratégicos
Desenvolver um console portátil competitivo não seria apenas uma questão de prioridades, mas também de capacidade técnica. Os engenheiros da Microsoft teriam que superar desafios significativos para criar um dispositivo que equilibre desempenho, autonomia de bateria e preço acessível - algo que até a Valve enfrentou com o Steam Deck.
"A arquitetura dos chips ARM, que domina o mercado móvel, é diferente da x86 usada nos consoles atuais", explica um desenvolvedor que preferiu não se identificar. "Portar jogos otimizados para Series X|S exigiria um esforço considerável ou resultaria em experiências comprometidas."
O fator Game Pass
O serviço de assinatura da Microsoft pode ser tanto um argumento contra quanto a favor de um portátil. Por um lado, como Ybarra mencionou, o xCloud permite jogar em qualquer dispositivo. Por outro, ter hardware dedicado poderia oferecer uma experiência mais polida - assim como o Steam Deck fez para a biblioteca da Valve.
Alguns analistas especulam que, se a Microsoft realmente planeja um portátil, ele provavelmente seria projetado como um "companheiro" para o ecossistema existente, talvez focando em streaming local da sua biblioteca - similar ao que o PlayStation Portal oferece.
Reação da comunidade
Nas redes sociais, as opiniões dos fãs estão divididas. Enquanto alguns lamentam a possível ausência de um portátil Xbox, outros concordam com a visão estratégica de Ybarra:
"Prefiro que melhorem o xCloud do que lancem mais hardware" - @JogadorXboxBR
"Seria ótimo ter um portátil nativo, mas entendo os desafios" - @GamePassFan
"A Nintendo domina esse mercado há décadas, melhor focar no que a Microsoft faz bem" - @AnalistaDeJogos
Curiosamente, essa não é a primeira vez que rumores sobre um portátil Xbox surgem. Em 2021, vazamentos sugeriam um protótipo chamado "Xboy", mas o projeto nunca foi confirmado oficialmente. Especialistas acreditam que a Microsoft pode estar testando conceitos internamente, sem compromisso com lançamento.
Com informações do: IGN Brasil