Desenvolvedores consideram adicionar modo para duplas
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O diretor de Elden Ring Nightreign se desculpou pela ausência de um modo para dois jogadores no spin-off multiplayer, mas revelou que a equipe está considerando adicioná-lo após o lançamento.
O jogo foi projetado principalmente para três jogadores em cooperação, embora também possa ser jogado sozinho. No entanto, a opção para duplas foi esquecida durante o desenvolvimento.
"A resposta simples é que isso foi algo que passou despercebido durante o desenvolvimento como uma opção para dois jogadores, então pedimos desculpas por isso", explicou o diretor Junya Ishizaki em entrevista à IGN.
Foco no equilíbrio para três jogadores
Ishizaki destacou que o jogo foi balanceado pensando em grupos de três pessoas, mas que a FromSoftware já considerava a jogabilidade solo desde o início do projeto.
"Colocamos muito esforço em criar uma experiência jogável para quem prefere jogar sozinho, dentro dos limites das novas regras e sistemas", disse o diretor. "Ao focar nesse aspecto, acabamos negligenciando o modo para duplas, mas estamos analisando a possibilidade de incluí-lo em atualizações pós-lançamento."
Curiosamente, mesmo no modo cooperativo, os jogadores frequentemente se encontram agindo sozinhos. "Muitas vezes no Nightreign você estará agindo por conta própria", explicou Ishizaki. "Mesmo em grupo, os jogadores se separam para explorar diferentes áreas do mapa antes de se reunirem para enfrentar o chefe."
Ajustes de dificuldade
A FromSoftware já implementou alguns ajustes desde o teste de rede realizado em fevereiro. Muitos jogadores relataram dificuldades para derrotar o primeiro Nightlord, Gladius.
Após o teste, a equipe recebeu feedback valioso sobre a dificuldade e prometeu ajustes para Gladius. Além disso, Ishizaki sugeriu que há um mecanismo de auto-revive escondido no mapa para os jogadores descobrirem.
Os parâmetros do jogo se ajustam dinamicamente de acordo com o número de jogadores na sessão, tornando a experiência mais equilibrada tanto para quem joga solo quanto em grupo.
Exploração e descoberta como elementos centrais
O diretor Ishizaki enfatizou que a exploração solitária é uma parte intencional do design do Nightreign, mesmo no modo cooperativo. "Queríamos recriar aquela sensação de descoberta que marcou o Elden Ring original", explicou. "Quando você se separa do grupo para investigar um caminho lateral e encontra um item raro ou um fragmento de história, essa experiência pessoal se torna mais significativa."
Essa filosofia de design explica por que algumas áreas são acessíveis apenas por caminhos estreitos ou passagens ocultas que exigem movimentação precisa. "Não queríamos que os jogadores simplesmente seguissem o grupo como um rebanho", acrescentou Ishizaki. "Cada jogador deve ter suas próprias pequenas vitórias e momentos de realização."
O desafio de balancear para diferentes tamanhos de grupo
Adicionar um modo para duplas apresenta desafios técnicos significativos. O sistema de escalonamento de dificuldade atual foi calibrado para um jogador ou três, criando um "ponto cego" no balanceamento para duas pessoas. "Quando você remove um jogador do trio, certos encontros podem se tornar desproporcionalmente difíceis", admitiu o diretor.
Alguns fãs especulam que a FromSoftware poderia implementar um companheiro controlado por IA para preencher a vaga no grupo de dois jogadores. Embora Ishizaki não tenha confirmado essa possibilidade, ele mencionou que a equipe está "explorando várias soluções criativas".
Curiosamente, os testes internos revelaram que grupos de três jogadores tendem a desenvolver dinâmicas sociais específicas. "Observamos que frequentemente surge um 'líder' natural que guia o grupo, enquanto outro jogador assume o papel de explorador e o terceiro fica responsável pelo combate", revelou Ishizaki. "Com dois jogadores, essa dinâmica muda completamente."
Lições aprendidas com o teste de rede
Além dos ajustes no primeiro Nightlord, a equipe também modificou vários aspectos do combate com base no feedback dos jogadores. "Percebemos que algumas habilidades de classe estavam subutilizadas porque os jogadores não entendiam completamente seu potencial", explicou o diretor.
O sistema de comunicação entre jogadores também receberá melhorias. Atualmente limitado a gestos e mensagens pré-definidas, Ishizaki sugeriu que a equipe está considerando adicionar "ferramentas mais sofisticadas para coordenação tática" sem recorrer ao chat de voz tradicional dos jogos multiplayer.
Um dos aspectos mais elogiados durante o teste foi o sistema de progressão compartilhada, que permite aos jogadores manterem alguns itens e melhorias mesmo quando mudam de grupo. "Queríamos evitar a sensação de que você está 'perdendo tempo' ao jogar com amigos diferentes", comentou Ishizaki. "Mas ainda há ajustes a fazer nesse sistema."
Com informações do: Eurogamer