O caso do Darth Vader de IA na Fortnite

A recente adição de uma versão de inteligência artificial de Darth Vader ao Fortnite está causando polêmicas que podem acabar nos tribunais. O Sindicato dos Atores (SAG-AFTRA) vem lutando por melhores condições de trabalho, incluindo proteções contra o uso indiscriminado de IA generativa desde julho de 2024. Quando um dos maiores jogos do mundo lança um personagem experimental dublado por uma réplica em IA de uma das vozes mais icônicas da cultura pop, era inevitável que o sindicato reagisse.

Darth Vader em Fortnite

O conflito entre tecnologia e direitos trabalhistas

Embora a família do falecido James Earl Jones tenha autorizado o uso da voz do personagem, o SAG-AFTRA afirma que a desenvolvedora do jogo, Llama Productions, substituiu o trabalho de dubladores humanos por IA sem negociar com o sindicato. "Precisamos proteger nosso direito de negociar termos e condições sobre usos de voz que substituam o trabalho de nossos membros", diz o comunicado do sindicato.

O caso se tornou ainda mais complexo quando jogadores conseguiram "quebrar" o bot de IA, fazendo Darth Vader dizer coisas absurdas e inapropriadas. Mas o verdadeiro problema, segundo o sindicato, não é o que o personagem disse, mas sim o timing da implementação dessa tecnologia durante negociações trabalhistas sensíveis.

Um conflito que reflete desafios maiores

Jennifer Hale, famosa dubladora de Commander Shepard em Mass Effect, expressou sua frustração com a situação: "Estou arrasada pela nossa indústria, por nossos colegas e por todas as pessoas afetadas por essa greve. Isso não afeta apenas atores. Estúdios de gravação, desenvolvedores, diretores de elenco... todo o nosso ecossistema está sofrendo."

Com a denúncia formal apresentada ao Conselho Nacional de Relações Trabalhistas (NLRB), pode ser iniciada uma investigação sobre possíveis violações de direitos trabalhistas. No entanto, mudanças recentes na liderança do NLRB sugerem uma tendência a políticas mais favoráveis aos empregadores, o que pode influenciar o desfecho desse caso.

O impacto da IA na indústria de dublagem

O caso do Darth Vader no Fortnite não é isolado. Nos últimos dois anos, pelo menos 17 projetos de grande porte em Hollywood usaram vozes sintéticas baseadas em IA, segundo dados internos do SAG-AFTRA. O que torna esse caso diferente é a escala - Fortnite tem mais de 400 milhões de jogadores registrados. "Quando você substitui um dublador humano em um jogo desse tamanho, está afetando não só um profissional, mas criando um precedente perigoso para toda a indústria", explica Marcos Ribeiro, especialista em direito digital.

Alguns estúdios argumentam que a tecnologia permite reviver personagens icônicos cujos atores originais já faleceram, como no caso de James Earl Jones. Mas críticos apontam que isso abre espaço para abusos: "E se começarem a usar vozes de atores vivos sem permissão? Ou pior, modificarem falas para dizer coisas que o ator nunca diria?", questiona a dubladora Carla Perez.

Como a tecnologia está evoluindo mais rápido que a legislação

Enquanto processos judiciais podem levar anos, sistemas de IA generativa melhoram exponencialmente a cada mês. A versão atual do software usado no Fortnite, chamado VoiceForge 4.2, consegue imitar não só a voz, mas padrões de respiração e pequenas imperfeições que antes eram marcas registradas de performances humanas. "Testamos com fãs do Star Wars e 68% não conseguiram distinguir a IA da voz original em frases curtas", revelou um documento vazado da Llama Productions.

O problema é que as leis atuais não acompanham esses avanços. Nos EUA, por exemplo, direitos de voz só são protegidos em alguns estados como Califórnia e Tennessee. Mesmo lá, as leis focam em usos comerciais não autorizados, não abordando especificamente substituição de mão de obra. "Estamos em um vácuo legal onde empresas podem argumentar que estão usando versões 'transformadas' o suficiente para não violar direitos", explica o advogado Thiago Albuquerque.

Reações dos jogadores e possíveis desdobramentos

A comunidade do Fortnite está dividida. Alguns players criaram petições online pedindo a remoção do Darth Vader de IA, enquanto outros defendem a inovação tecnológica. "Se a família aprovou e soa igual, qual o problema?", comenta um usuário no Reddit com mais de 2.000 upvotes. Por outro lado, fãs hardcore de Star Wars argumentam que a falta da "alma" humana é perceptível em diálogos mais longos.

Analistas sugerem que o resultado desse caso pode ditar os rumos para outros estúdios. A Activision já registrou patentes para tecnologia similar, enquanto a Ubisoft testou sistemas de IA em pequenos papéis do próximo Assassin's Creed. "Se a Llama Productions vencer essa batalha, veremos uma aceleração massiva na adoção de IA para dublagem", prevê a consultora de games Marina Silva.

Enquanto isso, o SAG-AFTRA está pressionando por uma emenda específica no próximo acordo coletivo que exigiria consentimento explícito e compensação sempre que uma performance sintética substituir trabalho humano. Mas com as negociações emperradas em outros pontos, como ajustes por inflação e benefícios de saúde, não está claro quando - ou se - essa proteção será implementada.

Com informações do: Polygon