A história por trás da escolha musical

O filme Say Anything (br: Simplesmente Amor) de 1989 ficou marcado na cultura pop por uma cena inesquecível: John Cusack segurando um rádio gigante acima da cabeça, tocando "In Your Eyes" de Peter Gabriel. Mas você sabia que essa quase não foi a música escolhida?

As alternativas consideradas

O diretor Cameron Crowe revelou que considerou várias opções antes de decidir por "In Your Eyes". Entre as possibilidades estavam:

  • "All I Need Is a Miracle" do Mike + The Mechanics

  • "Bring On the Dancing Horses" do Echo & the Bunnymen

  • "Tenderness" do General Public

Mas a escolha mais curiosa veio do próprio John Cusack, que sugeriu - em tom de brincadeira - a música "Fishin' in the Dark" do Nitty Gritty Dirt Band. "Ele estava completamente zoando", revelou Crowe em entrevista ao Rolling Stone. "Mas por um momento, eu até considerei se aquilo poderia funcionar."

Por que "In Your Eyes" prevaleceu

Crowe explicou que a canção de Peter Gabriel tinha a combinação perfeita de emoção e intensidade que a cena exigia. "Há algo universal naquela música", disse o diretor. "Ela captura aquela sensação de primeiro amor, de vulnerabilidade e entrega total."

O processo para obter os direitos da música foi complicado. Gabriel inicialmente hesitou em licenciar a canção, preocupado que pudesse se tornar "apenas mais uma música de filme". Foi preciso que Crowe enviasse uma cópia do roteiro e convencesse o artista de como a cena seria importante para a narrativa.

O impacto cultural da cena

A cena do rádio gigante se tornou tão icônica que transcendeu o filme. Nas décadas seguintes, foi parodiada inúmeras vezes em outros filmes, séries de TV e até em comerciais. Mas o que muitos não sabem é que quase foi cortada durante a edição final.

Os executivos do estúdio argumentavam que a cena era 'muito estranha' e que os jovens da época não usavam mais rádios gigantes. Crowe teve que lutar para mantê-la, insistindo que era exatamente essa qualidade anacrônica que tornava o gesto de Lloyd Dobler (personagem de Cusack) tão comovente e autêntico.

Os detalhes técnicos por trás da cena

Para criar o efeito perfeito, a equipe de som teve que enfrentar desafios inesperados. O rádio usado nas filmagens era um prop - não funcionava de verdade. O som de 'In Your Eyes' foi adicionado posteriormente, mas Crowe insistiu que Cusack segurasse o aparelho ligado durante as filmagens, com outra música tocando, para que os movimentos do ator combinassem com o ritmo.

Em entrevista ao Variety, o mixador de som revelou que quase queimou os alto-falantes ao tentar recriar o som distorcido de um rádio portátil tocando em alto volume. 'Queríamos que o público sentisse a física daquela música saindo do aparelho', explicou.

As reações do elenco

Ione Skye, que interpretou Diane Court, contou em entrevistas posteriores que quase quebrou o personagem durante as filmagens da cena. 'John ficou sério, segurando aquele troço pesado por takes e mais takes, e de repente começou a dançar ridiculamente. Foi impossível não rir.'

Curiosamente, a casa mostrada na cena não era a residência do personagem de Skye nas filmagens principais. Por questões logísticas, a equipe teve que encontrar uma casa similar no último minuto quando o local original ficou indisponível. 'Se você prestar atenção, até a cor da porta é diferente', brincou o diretor de fotografia em um comentário para o DVD.

O legado musical

Após o lançamento do filme, 'In Your Eyes' experimentou um ressurgimento nas paradas, atingindo posições que não alcançava desde seu lançamento original em 1986. Peter Gabriel, inicialmente relutante, acabou abraçando a nova associação da música, chegando a performá-la com John Cusack no palco durante um show em 2012.

O sucesso levou a uma onda de licenciamento de músicas para filmes nos anos 90, com artistas antes resistentes passando a ver o cinema como uma forma legítima de exposição artística. 'Depois de Say Anything, todo mundo queria sua cena icônica com música', refletiu Crowe em um painel sobre trilhas sonoras no Sundance Film Festival.

Com informações do: Cinema Blend