A espada que muda de tamanho

Os fãs de Final Fantasy VII conhecem bem o icônico vilão Sephiroth e sua espada Masamune. Mas você sabia que essa arma lendária tem uma característica peculiar que a torna quase "viva"?

Em entrevista ao Polygon, o diretor Tetsuya Nomura revelou que a Masamune não tem um tamanho fixo - ela pode se esticar ou encolher conforme a necessidade.

"A lâmina da Masamune tem uma qualidade orgânica, esticando ou encurtando quando necessário", explicou Nomura. "Na segunda temporada do arco The First Soldier em Final Fantasy 7 Ever Crisis, temos uma cena em que a Masamune cresce pela primeira vez."

Onde jogar a trilogia remake

Para quem quer reviver (ou conhecer) a história de Sephiroth e sua espada mutante:

  • Final Fantasy VII Rebirth está disponível para PlayStation e Steam

  • A Square Enix confirmou que a trilogia remake chegará ao Nintendo Switch 2

  • O primeiro jogo, Final Fantasy VII Remake, já foi confirmado para o novo console da Nintendo

A trilogia não apenas moderniza os gráficos do clássico de 1997, mas também expande a narrativa e o mundo do jogo original, adicionando novos elementos de gameplay e desenvolvendo melhor os personagens.

A lógica por trás da espada mutante

Mas por que criar uma espada que muda de tamanho? Segundo Nomura, a decisão foi tanto estética quanto prática. "Queríamos que Sephiroth tivesse uma presença imponente em todas as cenas, mas também precisávamos de flexibilidade para as sequências de ação", revelou o diretor.

Nos jogos mais antigos, a Masamune sempre foi retratada como desproporcionalmente longa - às vezes chegando a 2 metros ou mais. Mas essa característica causava problemas nas cenas mais íntimas ou em espaços confinados. A solução? Uma espada que se adapta ao contexto.

Como isso se traduz nos jogos

Nos remakes, os jogadores atentos podem notar variações sutis no comprimento da Masamune:

  • Em cenas dramáticas, a espada parece alongar-se para enfatizar a ameaça que Sephiroth representa

  • Durante combates rápidos, ela se torna mais compacta para movimentos ágeis

  • Nas cutscenes, o tamanho varia conforme a composição do quadro e a distância da câmera

Curiosamente, essa característica não é nova na franquia. Em Final Fantasy XV, a espada de Noctis também apresentava propriedades semelhantes, embora nunca tenha sido explicitamente mencionada.

A reação dos fãs

A revelação sobre a natureza mutável da Masamune dividiu a comunidade de fãs:

  • Alguns elogiaram a criatividade e a solução prática para um problema de design antigo

  • Outros argumentam que isso "quebra a imersão" ao introduzir um elemento fantástico desnecessário

  • Uma parcela dos jogadores sequer havia notado a diferença até ser apontada pela equipe de desenvolvimento

Nas redes sociais, memes não tardaram a aparecer, comparando a Masamune a objetos do cotidiano que também "crescem quando necessário", como cabos de carregador ou filas de banco.

O futuro da trilogia remake

Com dois jogos da trilogia já lançados (Remake e Rebirth), resta saber como esse detalhe será explorado no terceiro e último capítulo. Rumores sugerem que:

  • A espada pode ter um papel central na trama, não apenas como arma

  • Haveria uma explicação mais concreta dentro do lore do jogo para sua natureza mutável

  • Novas habilidades de combate poderiam ser introduzidas, aproveitando essa característica

Enquanto isso, os desenvolvedores continuam a surpreender os fãs com pequenos detalhes que passaram décadas despercebidos. Quem diria que, depois de mais de 25 anos, ainda haveria segredos para descobrir sobre um dos vilões mais icônicos dos jogos?

Com informações do: O Vício